Dr. Alesson Bernini

Neuroma de Morton

DR. ALESSON BERNINI
ARTIGO

Neuroma de Morton

Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton ocorre devido a um espessamento de um nervo do pé que ao ser pressionado entre os metatarsos (ossos longos da parte da frente do pé) causa uma dor intensa.

Ele se caracteriza pela uma dor forte na parte da frente do pé, mais frequentemente entre 3º e 4º dedo, principalmente quando a pessoa usa sapatos com a parte da frente mais apertada.

Os pacientes relatam uma dor muito forte no local. Também é comum o relato de um “choque”, sensação de formigamento ou anestesia no 3º e 4º dedos do pé e a incapacidade de usar certos tipos de calçados devido à dor.

Diagnóstico

O diagnóstico do Neuroma de Morton é realizado através de um exame clínico cuidadoso. A ressonância magnética pode ser indicada em alguns casos.

Mas cuidado: tem pessoas que têm neuroma no resultado de uma ressonância porém não tem nenhum sintoma relacionado a ele.

Por isso, é muito importante que um especialista avalie tanto a parte clínica quanto os exames de imagem para esclarecer de fato, qual é a causa da dor, já que, existem vários outros problemas que causam dor semelhante ao Neuroma de Morton.

Tratamento

O tratamento inicial do Neuroma de Morton inclui uso de medicações, adequação no uso de calçados dentre outras medidas específicas.

Em casos que o paciente não melhora com esse tratamento, a cirurgia pode ser indicada.

Nela é feita a retirada do nervo que está sendo “apertado” entre os metatarsos, sendo relatada uma importante melhora dos sintomas em grande parte dos pacientes no pós operatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 4 =