Os joanetes são deformidades progressivas que acontecem no dedo maior ou, popularmente, o “dedão” do pé (chamado de hálux na linguagem da ortopedia).
Causas da Joanete
Ela se caracteriza pelo crescimento de uma protuberância na parte de dentro do dedo maior/dedão do pé.
Entretanto, com o passar do tempo isso pode evoluir com o desvio desse dedo para a parte de fora do pé e com deformidade dos dedos menores, chamadas de “dedos em garra”.
O sintoma mais comum é a dor ao calçar certos tipos de calçados, principalmente aqueles com a parte da frente estreita.
Raio x mostrando a diferença entre os pés descalços e os mesmos com uso de sapatos com a parte anterior estreita.
Outras queixas comuns são o aparecimento de dor mesmo sem uso de calçados, formigamentos e a insatisfação com a parte estética.
Não há uma causa única para o aparecimento dos joanetes. Dentre as que são conhecidas as mais importantes são a predisposição genética e o uso prolongado de calçados com a parte da frente estreita, algo muito comum entre as mulheres.
Até 30% da população apresenta algum grau de joanete. As mulheres são mais afetadas pelo problema (alguns estudos mostraram que para cada 15 mulheres apenas 1 homem apresenta a deformidade).
Diagnóstico da Joanete
O diagnóstico é realizado através de um exame clínico e radiografias são solicitadas para avaliar o grau da deformidade. É importante que a avaliação seja feita por um profissional qualificado pois existem outros problemas que podem ser facilmente confundidos com joanetes quando a avaliação não é realizada por um especialista.
Tratamento da Joanete
O tratamento não cirúrgico do joanete tem como objetivo aliviar as dores do paciente. As principais medidas são o uso de calçados largos e proteções para diminuir o atrito do calçado com a protuberância do dedo. Até hoje, nenhum estudo científico relevante, mostrou que qualquer órtese, palmilha ou outro tipo dispositivo melhore ou impeça a progressão do joanete (alerta: existem vários produtos sendo vendidos na internet e em lojas físicas com a falsa promessa da cura do joanete; tome cuidado!).
É importante ressaltar que grande parte das pessoas que têm joanete podem sentir um desconforto muito discreto ou mesmo não sentir nenhuma dor. Nesses casos, não há indicação de cirurgia e a mudança no uso de calçados pode ser suficiente para melhorar os sintomas.
Já para aqueles que se sentem desconfortáveis com o joanete a cirurgia está indicada! Existem diversas técnicas e modos de realizar a cirurgia que vão depender do grau da deformidade e da expectativa do paciente. Ao conversar com seu ortopedista, ele poderá explicar melhor todas as possibilidades existentes.