Dr. Alesson Bernini

DR. ALESSON BERNINI
ARTIGO

Fasceíte Plantar

Fasceíte Plantar é um processo degenerativo e inflamatório de uma estrutura que temos na planta dos pés chamada de “fáscia plantar”.

Sintomas de Fasceíte Plantar

Os sintomas mais comuns são dores intensas na parte de baixo do calcanhar (principalmente na hora da primeira pisada no chão após acordar). Outras queixas frequentes são ardência, fisgada, queimação na planta do pé.

Antigamente, achava-se que tais sintomas eram causados por um esporão ósseo que se forma no calcanhar com o passar dos anos. Hoje em dia sabemos que, na grande maioria das vezes, não é o esporão o causador dos problemas. Porém, até os dias atuais muitas pessoas usam o termo – esporão do calcâneo – como sinônimo da fasceíte plantar.

Fasceíte Plantar é a principal causa de dor na sola dos pés e afeta homens e mulheres na mesma proporção. Contudo pode ocorrer em todas as idades desde o adulto jovem até os mais idosos.

Diagnóstico de Fasceíte Plantar

Em geral, o diagnóstico é realizado através de um exame clínico e em alguns casos são necessários também exames de imagem.

Entretanto, é importante que a avaliação seja feita por um profissional qualificado pois existem diversas outras doenças que causam sintomas muito parecidos!

Tratamento de Fasceíte Plantar

O tratamento inicial é realizado principalmente com mudança para o uso de calçados adequados, rotina de alongamentos e uso de medicações específicas.

Além disso, diversos outros tratamentos podem ser realizados conforme à resposta ao tratamento inicial: fisioterapia, uso de órteses, terapia de onda choque, etc.

Cirurgia só está indicada naqueles casos onde todos os tratamentos não-cirúrgicos foram tentados sem sucesso.